Quem sou e o que estou aprendendo

helio-teixeira-
Hélio Teixeira

Seja muito bem-vindo(a)!

Meu nome é Hélio Teixeira. Sou cristão; pai do Arthur, da Carol e do Thiago; marido de Danuza, a mulher da minha vida; brasileiro; matemático; cientista de dados; pesquisador nos campos da Inteligência Artificial e da modelagem baseada em agentes (Agent Based Modelling); e estudioso da colaboração humana.

Atualmente estou diretor do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Instituto Hélio Teixeira. Instituição científica onde desenvolvo projetos de pesquisa em sistemas computacionais inteligentes.

Além disso, dedico uma parte do meu tempo ao estudo da aprendizagem e da criatividade humanas como processos participativos e sociotecnicamente distribuídos. Procurando entender o que eu chamo de estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos.

Em homenagem ao meu tio, o ilustre alagoano Hélio Teixeira dos Santos, criei o Instituto Hélio Teixeira – IHT, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar a capacidade colaborativa de crianças e jovens por meio da educação.

Este blog é um lugar para conectar saberes e afetos. Um espaço para aprender e compartilhar conhecimentos e experiências de vida.

Sua participação sempre será muito bem-vinda aqui. Portanto, sinta-se em casa, não se acanhe, contribua! (comentando, sugerindo, criticando, divulgando…) 

Você pode entrar em contato comigo por:

Os dados abaixo estão escritos de forma a não serem roubados por spammers… 😉