Quem sou e o que estou aprendendo

helio-teixeira-
Hélio Teixeira

Seja muito bem-vindo(a)!

Meu nome é Hélio Teixeira. Sou cristão; pai do Arthur, da Carol e do Thiago, três bênçãos maravilhosas que Deus me concedeu; marido de Danuza, a mulher da minha vida; brasileiro, nascido em Palmeira dos Índios-AL; estudioso dos mistérios da criatividade e da colaboração humanas e apaixonado pelas tecnologias facilitadoras da arte de ensinar e aprender.

Nos últimos anos, tenho dedicado uma boa parte do meu tempo ao estudo da aprendizagem e da criatividade humanas como processos participativos e sociotecnicamente distribuídos. Minha pesquisa busca entender o que eu chamo de estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos.

Cientista de dados especializado em modelagem de dados e inteligência artificial algorítmica. Apaixonado por Modelagem Baseada em Agentes, com predileção pelos ambientes Mesa/Python e NetLogo, e pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial.

Já trabalhei com diversas linguagens de programação e diversos ambiente de infraestrutura como: Python, Java, JavaScript, PHP, Swift 3, Zope, Plone, Mesa e NetLogo.

Ao longo da minha caminhada nunca ‘me enquadrei’ em um único pacote identitário. O que me fez conhecer e me apaixonar por vários campos disciplinares, com destaque para a Ciência da Complexidade, Psicologia Social, Psicologia Cognitiva, ciências da aprendizagem humana e Ciência de Dados (Data Science).

Em homenagem ao meu tio, o ilustre alagoano Hélio Teixeira dos Santos, criei o Instituto Hélio Teixeira – IHT, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar a capacidade colaborativa de crianças e jovens por meio da educação.

Este blog é um lugar para conectar saberes e afetos. Um espaço para aprender e compartilhar conhecimentos e experiências de vida.

Sua participação sempre será muito bem-vinda aqui. Portanto, sinta-se em casa, não se acanhe, contribua! (comentando, sugerindo, criticando, divulgando…) 

Você pode entrar em contato comigo por:

Os dados abaixo estão escritos de forma a não serem roubados por spammers… 😉