Programa de letramento em tecnologias da colaboração para comunidades escolares

Um programa inovador desenvolvido para aumentar o repertório colaborativo de sua comunidade escolar. Como utilizar as novas tecnologias da colaboração para criar espaços de aprendizagem favoráveis à inovação? Como as tecnologias da colaboração podem ajudar a criar estruturas de pertencimento saudáveis para motivar e envolver alunos, pais e educadores na melhoria dos processos de aprendizagem? Como as tecnologias da colaboração podem ampliar o repertório de ação colaborativa de nossas comunidades?

0
2267

DEFINITIVO tecnologias da colaboração para comunidades escolares 2

PROGRAMA DE LETRAMENTO EM TECNOLOGIAS DA COLABORAÇÃO PARA COMUNIDADES ESCOLARES

O que é

É uma ação educativa com os seguintes objetivos principais:

  1. Aumentar o repertório colaborativo de crianças e jovens através da educação;

  2. Capacitar pais, educadores e instituições de ensino para o melhor uso das tecnologias colaborativas digitais em processos educacionais;

  3. Capacitar educadores e instituições de ensino para a construção de espaços reais de colaboração entre educadores e entre instituições de ensino;

  4. Informar pais, educadores, instituições de ensino e a sociedade sobre os dilemas, riscos e benefícios das atividades lúdicas e recreativas digitais para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

  5. Combater a ignorância tecnológica na sociedade.

 

Como funciona

O programa é desenvolvido através de ações – cursos, workshops, seminários, palestras e ações educativas de rua – em escolas públicas e privadas e em espaços públicos.

As ações do programa serão totalmente custeadas pelo Instituto Hélio Teixeira e pelas empresas apoiadoras do programa. As instituições de ensino participantes do programa não terão nenhum ônus ou despesa financeira com a implantação e execução do programa.

Ao aderir a este programa a Escola e a sua respectiva comunidade – pais, educadores, profissionais e interessados – ficam automaticamente habilitadas para participarem dos cursos, seminários e workshops sugeridos no conteúdo base do programa.

Conteúdo base do programa

Integram o conteúdo base do programa:

  • Curso Colaboração na Escola: Como as tecnologias da colaboração podem transformar a sala de aula em um espaço de aprendizagem colaborativa? Como a aprendizagem colaborativa pode melhorar a concentração e aumentar a motivação dos alunos em sala de aula? Como a Escola pode melhorar a capacidade colaborativa de nossas comunidades, organizações e coletivos em geral?

  • Curso Colaboração para educadores: Como promover a colegialidade entre educadores para criar uma comunidade educativa realmente colaborativa em sua escola? Como quebrar os padrões tradicionais de isolamento e competitividade da cultura acadêmica para construir espaços reais de colaboração entre educadores e entre instituições de ensino?

  • Curso Tecnologia em família – dilemas, riscos e benefícios: Como as escolhas tecnológicas da família e da escola podem influenciar (ajudando ou prejudicando) o desenvolvimento social, emocional, moral e cognitivo de nossas crianças e adolescentes.

  • Curso Sensibilidade complexa para educadores: Como utilizar os princípios da sensibilidade complexa para criar espaços de aprendizagem que suportem a emergência da criatividade em processos educacionais.

  • Curso Aprendendo causa e consequência em um mundo complexo: A nossa incapacidade para lidar com os problemas mais prementes do mundo atual (fome, corrupção, aquecimento global, violência, desigualdade social e tantos outros) exige a habilidade de compreender, raciocinar e intervir sobre os sistemas complexos. Este curso vai mostrar como ajudar os alunos a raciocinar melhor sobre a complexidade dos grandes desafios coletivos que enfrentamos.

  • Curso Atividades lúdicas digitais em processos educacionais – dilemas, riscos e benefícios: Como as escolhas tecnológicas da escola podem influenciar (ajudando ou prejudicando) a aprendizagem e o desenvolvimento social, emocional, moral e cognitivo de nossas crianças e adolescentes.

  • Curso Avaliando produtos interativos para (e com) as crianças: Métodos, princípios e práticas para pais e educadores.

  • Seminários de Letramento Tecnológico para Educadores

  • Seminário O brincar saudável e as tecnologias: Um programa especialmente desenvolvido para orientar as escolhas tecnológicas lúdicas da Escola e da família. Como as novas tecnologias digitais estão mudando a experiência do brincar? Como avaliar os riscos e benefícios de uma determinada atividade lúdica digital levando em consideração o estágio de desenvolvimento maturacional da criança? Como planejar uma ‘dieta tecnológica’ equilibrada e saudável para (e com) as crianças e adolescentes?

  • Palestra Tecnologias educacionais: Antes de escolher, saiba o que está em jogo.

Como a sua escola pode participar

Para incluir a sua Escola neste programa, basta preencher o formulário de SOLICITAÇÃO DE ADESÃO e entrar em contato com a nossa equipe.

Contato e informações

institutohelioteixeira.org

82 99659-6270

cursos@institutohelioteixeira.org

Hélio Teixeira - Cientista-chefe do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IHT - é um estudioso da aprendizagem e da criatividade humanas como processos segundo ele "participativos e sociotecnicamente distribuídos." Sua pesquisa busca entender o que ele chama de "estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos." Ele adota uma abordagem transdisciplinar, articulando saberes da ciência da complexidade, ciências da aprendizagem, psicologia social, design participativo, inteligência artificial e psicologia cognitiva. Cientista de dados especializado em modelagem de dados e inteligência artificial algorítmica. Apaixonado por Modelagem Baseada em Agentes, com predileção pelos ambientes Mesa/Python e NetLogo, e pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. É fundador do Instituto Hélio Teixeira (IHT), do ColaboraLab e do Programa Letramento Tecnológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui