Curso de Introdução à Teoria da Complexidade (GRATUITO)

1
1465

introducao-teoria-da-complexidade2

A Teoria da Complexidade é um conjunto de ferramentas para modelagem de sistemas complexos. É usada em diversas áreas da ciência, engenharia e da gestão sempre que estamos lidando com sistemas que são compostos de muitas partes altamente interconectadas e interdependentes, tais como: redes de computadores, sistemas econômicos ou ecossistemas.

OBJETIVO

O objetivo deste curso é oferecer uma sólida compreensão dos conceitos fundamentais que surgiram no campo da teoria da complexidade ao longo das últimas décadas tais como: redes, caos, complexidade, não-linearidade, emergência, evoluções, adaptação, sistemas e auto-organização.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro tópico abordado é a Teoria dos Sistemas, conceito fundamental para o entendimento dos sistemas complexos. A seguir, iremos explorar os sistemas não-lineares introduzindo os conceitos básicos da teoria do caos e do famoso efeito de borboleta. Em seguida, vamos investigar a Teoria das Redes que está no coração da compreensão e modelagem de muitos dos sistemas altamente interconectadas que compõem o nosso mundo. No último módulo trataremos dos conceitos de evolução, adaptação e auto-organização para analisar a forma como padrões globais de organização podem surgir a partir de interações em nível local.

CONTEÚDO ACESSÍVEL A QUALQUER PESSOA

Projetado para ser uma introdução, este curso não requer nenhum conhecimento específico prévio de matemática ou ciência. Os conceitos são apresentados de forma não matemática e intuitiva, portanto, acessível a qualquer pessoa com interesse no assunto.

MÓDULOS

1 – INTRODUÇÃO

2 – O QUE É TEORIA DA COMPLEXIDADE?

3 – TEORIA DOS SISTEMAS

4 – SISTEMAS NÃO-LINEARES

5 – TEORIA DAS REDES

6 – SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS

7 – AUTO-ORGANIZAÇÃO

8 – O SISTEMA TERRESTRE

9 – SISTEMAS SOCIOTÉCNICOS

10 – SISTEMAS ECONÔMICOS

11 – ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

COMO PARTICIPAR

Para participar você só precisa enviar uma mensagem através do formulário de contato de nosso blog, preenchendo o campo ‘Assunto’ com “Curso de Introdução à Teoria da Complexidade”, e aguardar as instruções que lhes serão enviadas por email.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here