Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

Aprendizagem como um estabelecimento de novas relações entre o ser e o meio ambiente tem sido objeto de vários estudos empíricos em animais e seres humanos. O processo de aprendizagem pode ser medido através das curvas de aprendizagem, que mostram a importância da repetição de certas predisposições fisiológicas, de “tentativa e erro” e de períodos de descanso, após o qual se pode acelerar o progresso. Esses estudos também mostram o relacionamento da aprendizagem com os reflexos condicionados. Algumas pesquisas começam a revelar que os sonhos têm um papel muito importante na aprendizagem e na formação de memória. Por exemplo, alguns cientistas observaram que, durante o sono o cérebro recorda coisas que aprendeu recentemente. Durante o sono de ondas lentas, a mente recorda novas memórias. Em seguida, no sono REM – em que acontecem os sonhos -. o cérebro trabalha para guardar essas memórias por um longo prazo.

REFERÊNCIAS:

Redigido com informações de:
– WIKIPEDIA
– Freddy Rojas Velásquez (Junio 2001). Enfoques sobre el aprendizaje humano (PDF). Visitado em 25 de junio de 2009 de 2009. “Definición de aprendizaje”
– RIBEIRO, Sidarta. (2010). “Sonhos. De onde vêm as historias que vivemos dormindo?”. Ciências Hoje das Crianças (219): 3.
– Psicologia da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pagina visitada em 13 de Janeiro de 2012
– Hilgard, Ernest. Teorias da Aprendizagem. 5 ed. São Paulo: E.P.U, 1973. p. 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui