Ajude a ColorADD a levar a cor a todos!

1
707

Com 350 milhões de pessoas em todo o mundo que são daltónicas, a ColorAdd criou um código universal que garante independência, auto-confiança e dignidade para quem não consegue identificar corretamente as cores. O código é feito de símbolos simples que representam cores primárias que são combinadas para gerar cores secundárias e terciárias. As empresas pagam para usar o código nos seus produtos e serviços sem passar o custo para o consumidores daltónicos. Garantem que o licenciamento não é demasiado caro, de modo a que as empresas de todas as dimensões possam utilizar o código.

0b4ef533af37b2d63be61c220232d5061457532054

IMPACTO

A incapacidade de distinguir corretamente as cores afeta 10% dos homens e 0,5% das mulheres em todo o mundo. O código ColorAdd garante inclusão social não-discriminatória a todos que sofrem desta condição. A ColorAdd promove a implementação do código em vários setores da sociedade, como a saúde, educação, transportes, téxteis, brinquedos, entre outros. O nosso objetivo é que o código ColorAdd seja implementado em todo o mundo. O nosso código consiste em formas geométricas que representam cores e combinações de cores e está a ser aplicado em vários serviços em Portugal, incluindo pulseiras de utentes em hospitais e frascos de comprimidos, em livros e lápis de cor nas escolas, assim como em mapas do metro e semáforos de trânsito.

011fe39ba89632901c993058c414e6431457532054
DO QUE PRECISAMOS

Queremos replicar o nosso já testado modelo de co-criação através de duas iniciativas estatégias de modo a alertar para o problema global do daltonismo e para a importância do código ColorAdd. Pretendemos criar um efeito “top-down”, envolvendo empresas com alcance global para usar o nosso código, assim como abordagem “bottom-up”, criando reconhecimento pela comunidade de daltónicos, e tirando partido de influenciadores daltónicos que podem dar o seu testemunho. Acreditamos que a participação no The Venture será um grande início para que tal aconteça.
A EQUIPE

O nosso fundador Miguel Neiva, que nos representará na Final do The Venture, é designer gráfico, professor na Universidade do Minho e um Ashoka Fellow. A restante equipa multi-disciplinar junta pessoas especializadas em design, marketing, finanças, arquitectura e psicologia. Queremos reescrever o livro de regras em vez de seguir normas existentes. Estamos preparados para correr riscos, sempre tendo em mente os nossos valores essenciais, como integridade e respeito por todos.

5388707b4b490b5b066c32358d4556151457532054

COMO VOTAR?

É simples! Entra no link abaixo e vota, podes fazê-lo uma vez por semana, durante as próximas 5 semanas, através das redes sociais (Facebook, Twitter ou Google).

https://www.theventure.com/global/en/finalists/coloradd

Depois é só validares o teu voto e partilhar pelos teus amigos!
Não te esqueças que podes votar UMA VEZ POR SEMANA.
Juntos vamos promover um mundo mais inclusivo para todos… Quem sabe um legado que Portugal deixa à humanidade !!!

Compartilhar
Hélio Teixeira - Cientista-chefe do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IHT - é um estudioso da aprendizagem e da criatividade humanas como processos segundo ele "participativos e sociotecnicamente distribuídos." Sua pesquisa busca entender o que ele chama de "estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos." Ele adota uma abordagem transdisciplinar, articulando saberes da ciência da complexidade, ciências da aprendizagem, psicologia social, design participativo, inteligência artificial e psicologia cognitiva. Cientista de dados especializado em modelagem de dados e inteligência artificial algorítmica. Apaixonado por Modelagem Baseada em Agentes, com predileção pelos ambientes Mesa/Python e NetLogo, e pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. É fundador do Instituto Hélio Teixeira (IHT), do ColaboraLab e do Programa Letramento Tecnológico.

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado pelo post, Helio. De facto este projecto feito por pessoas e para as Pessoas precisa de todo os votos possíveis… Só assim conseguiremos – Todos – promover um mundo mais inclusivo e acessível para Todos. E, porque não, um Mundo Melhor!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here