Metapadrões para análise de dados qualitativos

0
510

Meu cardápio de hoje traz uma dica de leitura importante para os colegas cientista de dados interessados em análise de dados qualitativos:

Nestes papers os pesquisadores Tyler Volk (New York University/USA) e Jeffrey W. Bloom (Northern Arizona University/USA) mostram como os metapatterns** (de Bateson) podem ser aplicados a um problema importante na pesquisa educacional qualitativa: as dificuldades na elucidação de padrões fundamentais de interação. Para atender a este desafio, eles propõem um framework analítico recursivo baseada em metapatterns para analisar e interpretar dados qualitativos.

** para quem ainda não conhece o conceito de “metapatterns” recomendo a leitura do livro “Mind and nature: A necessary Unity” de Gregory Bateson, uma obra obrigatória para quem deseja entender/usar este conceito em suas reivindicações analíticas.

Desejo uma boa aprendizagem a todos!

Compartilhar
Hélio Teixeira - Cientista-chefe do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IHT - é um estudioso da aprendizagem e da criatividade humanas como processos segundo ele "participativos e sociotecnicamente distribuídos." Sua pesquisa busca entender o que ele chama de "estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos." Ele adota uma abordagem transdisciplinar, articulando saberes da ciência da complexidade, ciências da aprendizagem, psicologia social, design participativo, inteligência artificial e psicologia cognitiva. Cientista de dados especializado em modelagem de dados e inteligência artificial algorítmica. Apaixonado por Modelagem Baseada em Agentes, com predileção pelos ambientes Mesa/Python e NetLogo, e pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. É fundador do Instituto Hélio Teixeira (IHT), do ColaboraLab e do Programa Letramento Tecnológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here