Conheça o NetLogo

5
946

O NetLogo é uma linguagem de programação simples e adaptada à modelação / simulação de fenómenos naturais e/ou sociais:

  • é adequada à modelação de sistemas complexos que evoluem no tempo,
  • é apropriada à modelação de centenas ou milhares de indivíduos (pessoas, bactérias, insectos, nações, organizações, etc.) que interagem entre si e com o meio-ambiente,
  • permite explorar a conexão entre as interacções locais entre os indivíduos e os padrões macroscópicos emergentes dessas mesmas interacções.

É também um ambiente de programação fácil de usar para criar / testar tais modelos.

  • Permite correr e experimentar simulações.
  • Permite criar modelos para testar hipóteses sobre sistemas descentralizados.
  • Vem munido de uma grande biblioteca contendo simulações em ciências naturais e/ou sociais, que podem ser usadas e modificadas.
  • Os modelos são construídos usando uma linguagem simples, mesmo para aqueles que estão a aprender a sua primeira linguagem de programação.
  • Possui um interface gráfico fácil de usar.

Há duas maneiras de correr o NetLogo:

  • Download do programa: o qual permite correr o NetLogo como um software normal.
  • Correr o applet numa página web, no seu browser.

bichos1bichos2

Apesar de ser fácil correr um modelo escrito em NetLogo sob a forma de um applet, o download do software oferece uma série de vantagens:

  • Menos problemas de compatibilidade com os vários sistemas operativos e browsers.
  • O software carrega mais rapidamente.
  • Os modelos correm mais depressa.
  • Está disponível um menu para edição.
  • Pode escrever novos modelos.

Para descarregar os ficheiros de instalação do NetLogo, basta ir ao sitehttp://ccl.northwestern.edu/netlogo/. O software trabalha em vários sistemas operativos nos quais esteja instalada a máquina virtual Java (JVM – Java Virtual Machine) versão 1.4.2 ou superior. Na versão para o Windows existe a opção para descarregar a versão que inclui a JVM necessária, que é a opção recomendada para utilizadores menos experientes. Sugerimos que escolha a versão 3.1.3 (a mais recente) e de seguida escolha a que inclui o Java.

Compartilhar
Hélio Teixeira - Cientista-chefe do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IHT - é um estudioso da aprendizagem e da criatividade humanas como processos segundo ele "participativos e sociotecnicamente distribuídos." Sua pesquisa busca entender o que ele chama de "estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos." Ele adota uma abordagem transdisciplinar, articulando saberes da ciência da complexidade, ciências da aprendizagem, psicologia social, design participativo, inteligência artificial e psicologia cognitiva. Cientista de dados especializado em modelagem de dados e inteligência artificial algorítmica. Apaixonado por Modelagem Baseada em Agentes, com predileção pelos ambientes Mesa/Python e NetLogo, e pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. É fundador do Instituto Hélio Teixeira (IHT), do ColaboraLab e do Programa Letramento Tecnológico.

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá Bruno

    Fico feliz em saber do seu interesse em “sistemas complexos”. Tenho dedicado muito do meu tempo ao estudo desses sistemas.

    Estamos concluindo a elaboração de um curso sobre a ferramenta NetLogo. Em breve iremos disponibilizá-lo tanto na versão presencial quanto em EAD.

    O NetLogo foi desenhado, no espírito da linguagem Logo, para ser “piso baixo e sem teto”. Ele ensina conceitos de programação usando agentes na forma de tartarugas, esparadrapos, “elos” e o observador. O programa foi desenhado com múltiplas audiências em mente, em particular: ensinar crianças na comunidade educativa e para especialistas sem um conhecimento de programação para modelar fenômenos relacionados.

    O ambiente NetLogo permite a exploração de emergências. Ele vem com uma vasta biblioteca de modelos, incluindo modelos em uma variedade de domínios, tais como economia, biologia, física, química, psicologia e dinâmica de sistemas. O programa permite a exploração ao modificar chaves, controles deslizantes, seletores, entradas e outros elementos de sua interface. Além da exploração, o NetLogo permite a autoria de novos modelos e a modificação de modelos existentes.

    O programa está livremente disponível a partir de seu sítio web em: http://ccl.northwestern.edu/netlogo/download.shtml. Ele é utilizado em uma larga variedade de contextos educacionais, da escola elementar à graduação. Muitos professores fazem uso do NetLogo em seus currículos.

    A linguagem que você deve aprender é a linguagem Logo. Para saber mais sobre esta linguagem veja este post publicado em nosso blog: http://www.helioteixeira.org/complexidade/conheca-a-linguagem-logo/

    No final do post acima você vai encontrar ótimas referências que serão muito úteis para você aprender sobre a esta linguagem.

    Além disso, vou te mandar por email outras importantes referências sobre o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here