InícioComplexidadeGrupos humanos como sistemas complexos

Grupos humanos como sistemas complexos

Os grupos são sistemas sociais essenciais à vida humana, aglutinando experiências fundamentais na construção do indivíduo e da sociedade. A importância dos grupos resulta da sua capacidade em satisfazer múltiplas necessidades individuais e coletivas, influenciando opções comportamentais e um largo espectro de processos emocionais, espirituais, motivacionais e cognitivos determinantes na dinâmica e desempenho individual e coletivo e em última instância na integração e coesão social.

Apesar de sua importância em nossas vidas, definir os grupos humanos continua sendo um grande desafio. Como distinguir grupos de não grupos, ou ainda como distinguir grupos de equipes, grupos de organizações, ou de meros agregados física ou mentalmente próximos?

Definir nunca é uma tarefa fácil e muito menos definitiva. No que se refere aos grupos, podemos recensear uma variedade de definições com as mais variadas perspectivas teóricas adotadas por seus autores.

Entre as inúmeras perspectivas possíveis (que iremos discutir mais adiante em outros posts), neste post quero discorrer sobre a noção de grupos enquanto sistemas complexo.

A ideia de pensar e estudar os grupos como sistemas complexos encontra-se dispersa numa vasta literatura. A teoria dos grupos como sistemas complexos resulta da incorporação de várias contribuições com raízes em uma vasta quantidade de campos científicos (teoria geral dos sistemas, teoria dos sistemas dinâmicos, teoria da complexidade e do caos, teoria dos sistemas adaptativos complexos). A sua inspiração original radica na ideias de Kurt Lewin, nos trabalhos de Hawthorne, nos desenvolvimentos matemáticos da teoria dos sistemas dinâmicos aplicados à psicologia, e no reconhecimento da não-linearidade das interações humanas e no seu caráter dinâmico e adaptativo. Na mesma linha de considerações, Joseph E. McGrath demonstrou a necessidade de considerar os grupos como exemplos de sistemas adaptativos, e compreender as transformações que neles ocorrem nos processos de troca interna e externa. A noção de complexidade do comportamento dos pequenos grupos e da inter-relação entre as múltiplas variáveis influentes nos seus processos foi igualmente assinalada por John Donelson Ross Forsyth .

O foco da teoria são os pequenos grupos como sistemas complexos de pessoas, objetivos, tecnologia e constrangimentos internos e externos, que evoluem e mudam no tempo. Os grupos são sistemas intactos, com fronteiras permeáveis, que permitem trocas contínuas com o meio, por isso nunca estão isolados ou fechados.

Holly Arrow e seus colegas, em sua obra Small Groups as Complex Systems: Formation, Coordination, Development, and Adaptation, consideram que são três as componentes do grupo:

O foco da teoria são os pequenos grupos como sistemas complexos de pessoas, objetivos, tecnologia e constrangimentos, que evoluem e mudam no tempo. são sistemas intactos, com fronteiras permeáveis, que permitem trocas contínuas com o meio

a) Pessoas, quem se torna membro? Os membros podem ser recrutados, associar-se por mero acaso ou impostos por entidades externas para realizar atividades;
b) Intenção/Propósito, qual é o projeto do grupo? Os grupos emergentes definem os seus próprios propósitos. Os grupos formalmente constituídos vêem os seus objetivos igualmente definidos externamente ou em certas circunstâncias é-lhes confiada alguma liberdade na sua definição;
c) Tecnologia, a qual fornece os meios para os grupos realizarem os seus projetos. A tecnologia inclui recursos e ferramentas. As ferramentas incluem ferramentas intangíveis como a partilha de conceitos, as convenções linguísticas, assim como ferramentas tangíveis como computadores e outros equipamentos.
Esta noção sobre a natureza dos grupos, tem as seguintes implicações:

1 – A estrutura e comportamento dos grupos incluem regularidade e elementos aleatórios;
2 – O comportamento de grupo envolve pelo menos três níveis de interação: os membros, o grupo como entidade em si, e o contexto em que o grupo se enquadra;
3 – A estrutura e o comportamento do grupo muda ao longo do tempo, produzindo padrões de desenvolvimento;
4 – À medida que o grupo muda, tende a tornar-se mais complexo, o que significa a proliferação em número e variedade de regularidades na estrutura e comportamento. A mudança é fruto da experiência, aprendizagem e história, e das respostas adaptativas face aos acontecimentos e desafios externos e internos.

Referências:

Holly Arrow, Joseph Edward McGrath, Jennifer L Berdahl em Small Groups as Complex Systems: Formation, Coordination, Development, and Adaptation

Kurt Lewin (1948) – Resolving social conflicts; selected papers on group dynamics

Joseph E. McGrath em https://www-2.rotman.utoronto.ca/facbios/file/3176646.pdfhttps://www.uni-muenster.de/imperia/md/content/psyifp/aeechterhoff/wintersemester2011-12/vorlesungkommperskonflikt/mcgrath_groupinteractperfom_1984.pdf

John Donelson Ross Forsyth em Group Dynamics

 

Hélio Teixeira
Hélio Teixeira - Cientista-chefe do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IHT - é um estudioso da aprendizagem e da criatividade humanas como processos segundo ele "participativos e sociotecnicamente distribuídos." Sua pesquisa busca entender o que ele chama de "estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos." Ele adota uma abordagem transdisciplinar, articulando saberes da ciência da complexidade, ciências da aprendizagem, psicologia social, design participativo, inteligência artificial e psicologia cognitiva. Cientista de dados especializado em modelagem de dados e inteligência artificial algorítmica. Apaixonado por Modelagem Baseada em Agentes, com predileção pelos ambientes Mesa/Python e NetLogo, e pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. É fundador do Instituto Hélio Teixeira (IHT), do ColaboraLab e do Programa Letramento Tecnológico.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Oscar Cardoso De Paula on Teoria da carga cognitiva
Nelson Drumond Carvalho on O que é socioconstrutivismo?
GASPERIM RAMALHO DE SOUZA on Sensibilidade complexa para educadores
Daniel Castro Cardoso on O que é Influência Social?
De Assis on O que é cognição?
Chancel Carvalho on Os teóricos neopiagetianos
Francisco Hudson Jeronimo da Silva on A neuropsicologia da memória
Antonio do Nascimento Lima on O que é teoria dos neurônios espelhos?
Antonio do Nascimento Lima on O que é teoria dos neurônios espelhos?
ELLEN RODRIGUES BARBOSA MELO on Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget
Alexandre Souza on O que é socioconstrutivismo?
alexsandro m. poprto on O que é socioconstrutivismo?
Anderson Vieira do Vale on O que é socioconstrutivismo?
Anderson Vieira do Vale on O que é socioconstrutivismo?
Kátia Cruz on Por uma pedagogia do amor
Letícia Rodrigues on Uma avaliação da Teoria de Piaget
JACQUELINE DOS SANTOS BATISTA on Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget
Cristiane Roja on Por uma pedagogia do amor
Rita de Cássia Moreira Braga de Oliveira on Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Lev Vygotsky
CILIANE PEREIRA RODRIGUES on O que é zona de desenvolvimento proximal?
Augusto Domingos dos Santos Silva on O que é cognição?
Alexandre Ferreira Sousa on Teoria triárquica da inteligência humana
Hélio Teixeira on Conheça o NetLogo
Hélio Teixeira on Conheça o NetLogo
Hélio Teixeira on Os teóricos neopiagetianos
Hélio Teixeira on Os teóricos neopiagetianos
Kátia Bularmaqui on Os teóricos neopiagetianos
Hélio Teixeira on Conheça o NetLogo
Bruno Pereira Masi on Conheça o NetLogo
Mauricio Gino on Privado: O porquê
Murilo Xavier on Privado: O porquê
Edu Kiojo on Privado: O porquê
Jean Ferri on Privado: O porquê