InícioComplexidadeModelagem computacional

Modelagem computacional

Modelagem computacional é uma área de conhecimento multidisciplinar que trata da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e ciências ambientais.

A modelagem computacional é a área que trata da simulação de soluções para problemas científicos, analisando os fenômenos, desenvolvendo modelos matemáticos para sua descrição, e elaborando códigos computacionais para obtenção daquelas soluções. É área em expansão, de ampla aplicação, em:

desenvolvimento de produtos industriais,
pesquisas científicas básicas e aplicadas,
simulações e previsões temporais e espaciais de fenômenos,
matemática, física, química,
engenharia e tecnologia,
biologia e saúde,
meio ambiente e ecologia,
oceanografia e geofísica, dentre outras.
Algumas áreas de atividade econômica que auferem benefícios da modelagem computacional são:

Agroindústria,
Medicina,
Construção civil e estruturas,
Aeronáutica, engenharia naval e indústria automobilística,
Hidráulica
Engenharia Hidráulica
Engenharia de Petróleo, Engenharia de Reservatório, Elevação de Petróleo, Geofísica e Petrofísica
Sedimentologia
Mecânica dos fluidos
Indústria do petróleo e petroquímica, entre outras áreas de aplicação.

A sofisticação dos problemas com que a humanidade tem se deparado nas últimas décadas, em áreas tão diversas como as megaestruturas e a mecânica do contínuo, a nanotecnologia, a genômica e a bioinformática, a computação quântica, a ecologia, e a astrofísica, em novos materiais e em desenvolvimento sustentado, a título de exemplo, nos apresenta exigência de respostas exponencialmente mais complexas com relação àquelas que precisamos gerar no passado, apresentando para a ciência e para a comunidade científica um desafio: a necessidade de obtenção de resposta cada vez mais sofisticadas, objetivando tratar aquela complexidade, em tempo sucessivamente menor e por meio de solução de problemas complexos.

Problemas complexos

Problemas complexos, ou de grande grau de complexidade, resultam em inflação da quantidade de variáveis físicas a manipular e controlar no processo de estabelecimento do problema, estabelecimento de hipóteses para o modelo, proposição de teorias, postulados e teoremas, guias para a busca de solução do problema, controle, aferimento e aproximação da solução. Usualmente problemas complexos demandam forte esforço de cálculo, a partir do estabelecimento de modelos matemáticos robustos ou do estabelecimento de teias de relações entre variáveis em diversas escalas de observação, desde a nano, passando pela micro, até o macro. O eixo de estabelecimento do modelo de solução de problemas complexos tem sido a observação do problema, de sua fenomenologia e a concepção do modelo físico e do modelo fenomenológico que antecede o desenvolvimento do modelo matemático, desenvolvimento do sistema de equações que regem o problema, e sua solução computacional mediante um código apropriado. O estabelecimento desta concepção de tratamento e abordagem de problemas complexos em ciência, bem como de sua solução a partir deste modelo, considerando uma diversidade de modelos qualitativos, e sobretudo modelos quantitativos, em abordagem numérica usualmente computacional, busca assim superar a incerteza na trajetória de evolução do problema sob análise, e sobre as variáveis do problema.

Modelos matemáticos estabelecidos a partir de modelos fenomenológico, recaem em sistemas de equações diferenciais parciais ou de equações diferenciais ordinárias de elevado número de incógnitas, demandando forte esforço computacional na sua solução. A aproximação das soluções dessas equações por procedimentos numéricos tornou-se necessária à medida que as ciências ambientais, engenharias, tecnológicas e as ciências niológicas e da saúde avançavam no sentido da satisfação das necessidades humanas.

Abordagem de soluções

A abordagem computacional é a adotada na modelagem computacional. Trata-se de área Interdisciplinar para o estabelecimento de modelos, com adoção de formulações matemáticas na solução de problemas científicos em estreita aliança e integração com as linhas de pesquisa que definem as áreas de conhecimento associadas aos problemas complexos. Os resultados projetados oferecem uma metodologia para a determinação, no tempo e no espaço do impacto de intervenções humanas, como por exemplo no desmatamento de mata nativa e implantação de indústrias, com base no conhecimento do fluxo das substâncias ou materiais envolvidos nas emissões industriais e no transporte destas no ambiente, das taxas de acumulação nas áreas de influência e projeção dos efeitos sobre as populações afetadas.

Tal abordagem compõe a área de modelagem computacional, na interface com as engenharias, a matemática computacional, a física computacional, e com a computação científica, pertinente á abordagem de soluções para problemas complexos, pertinente à mecânica do contínuo. Na modelagem computacional os problemas tratam de elevado número de variáveis, propondo-se a adoção de métodos numéricos de tratamento do problema, associado à ferramenta computacional, e às técnicas de programação avançadas, adequadas à otimização da busca das soluções dos problemas complexos. Tal procedimento é adequado tanto a meios contínuos, homogêneos como heterogêneos, bem como a sistemas discretos, determinísticos e probabilísticos, incorrendo em menor custo computacional.

Texto extraído da Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelagem_computacional

Hélio Teixeira
Hélio Teixeira - Cientista-chefe do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IHT - é um estudioso da aprendizagem e da criatividade humanas como processos segundo ele "participativos e sociotecnicamente distribuídos." Sua pesquisa busca entender o que ele chama de "estruturas sociotécnicas de pertencimento necessárias à emergência da aprendizagem e da criatividade nos grupos humanos, concebidos como sistemas complexos." Ele adota uma abordagem transdisciplinar, articulando saberes da ciência da complexidade, ciências da aprendizagem, psicologia social, design participativo, inteligência artificial e psicologia cognitiva. Cientista de dados especializado em modelagem de dados e inteligência artificial algorítmica. Apaixonado por Modelagem Baseada em Agentes, com predileção pelos ambientes Mesa/Python e NetLogo, e pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. É fundador do Instituto Hélio Teixeira (IHT), do ColaboraLab e do Programa Letramento Tecnológico.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Oscar Cardoso De Paula on Teoria da carga cognitiva
Nelson Drumond Carvalho on O que é socioconstrutivismo?
GASPERIM RAMALHO DE SOUZA on Sensibilidade complexa para educadores
Daniel Castro Cardoso on O que é Influência Social?
De Assis on O que é cognição?
Chancel Carvalho on Os teóricos neopiagetianos
Francisco Hudson Jeronimo da Silva on A neuropsicologia da memória
Antonio do Nascimento Lima on O que é teoria dos neurônios espelhos?
Antonio do Nascimento Lima on O que é teoria dos neurônios espelhos?
ELLEN RODRIGUES BARBOSA MELO on Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget
Alexandre Souza on O que é socioconstrutivismo?
alexsandro m. poprto on O que é socioconstrutivismo?
Anderson Vieira do Vale on O que é socioconstrutivismo?
Anderson Vieira do Vale on O que é socioconstrutivismo?
Kátia Cruz on Por uma pedagogia do amor
Letícia Rodrigues on Uma avaliação da Teoria de Piaget
JACQUELINE DOS SANTOS BATISTA on Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget
Cristiane Roja on Por uma pedagogia do amor
Rita de Cássia Moreira Braga de Oliveira on Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Lev Vygotsky
CILIANE PEREIRA RODRIGUES on O que é zona de desenvolvimento proximal?
Augusto Domingos dos Santos Silva on O que é cognição?
Alexandre Ferreira Sousa on Teoria triárquica da inteligência humana
Hélio Teixeira on Conheça o NetLogo
Hélio Teixeira on Conheça o NetLogo
Hélio Teixeira on Os teóricos neopiagetianos
Hélio Teixeira on Os teóricos neopiagetianos
Kátia Bularmaqui on Os teóricos neopiagetianos
Hélio Teixeira on Conheça o NetLogo
Bruno Pereira Masi on Conheça o NetLogo
Mauricio Gino on Privado: O porquê
Murilo Xavier on Privado: O porquê
Edu Kiojo on Privado: O porquê
Jean Ferri on Privado: O porquê